PROJETO
1- Dados de Identificação
a- Título do Projeto: “Aprendendo com a Cultura Afro-Brasileira ”
b- Escola: EMEF Costa e Silva
c- Município/Estado: Panambi, Rio Grande do Sul.
d- Professores responsáveis: Ângela Boldt do Nascimento e Paulo do Nascimento
e- Público Alvo: Educação Infantil
f- Tempo previsto: dois trimestres.
g- Ano letivo: 2011.
2- Conteúdos
Conceituais:
-História da escravidão no Brasil;
-História da Capoeira no Brasil;
-Lendas africanas;
-Instrumentos musicais utilizados no jogo da capoeira;
Procedimentais
-Ilustração de estórias de contos africanos;
-Identificar a sequencia lógica de idéias dos contos e lendas infantis;
-Entoar cantigas com temática afro-brasileira;
-Realizar movimentos do jogo da capoeira adaptados as brincadeiras infantis;
-Experimentar/explorar/executar toques básicos utilizados no acompanhamento rítmico do jogo da capoeira e das brincadeiras infantis;
-Confecção de máscaras.
Atitudinal
-Ser capaz de brincar em grupo respeitando as regras estabelecidas com os demais colegas.
-Valorizar e respeitar aspectos culturais da cultura afro-brasileira.
-Valorizar e preservar as brincadeiras e jogos da cultura popular.
3- Objetivos:
Conceitual
-Compreender sobre a história da escravidão no Brasil assim como as manifestações culturais surgidas deste processo histórico.
-Compreender as diversas formas de representação de mundo e da vida cotidiana contidas nos contos e lendas de origem africana, que expressam uma forma particular de entendimento e simbolização da relação do humano com a natureza.
Procedimental
-Que os alunos sejam capazes de compreender e expressar seqüência lógica de idéias contidas em contos, estórias, lendas e músicas desenvolvendo assim pré-requisitos necessários para o processo de alfabetização.
-Que os alunos consigam distinguir diferentes tipos de ritmos musicais dos instrumentos: pandeiro, atabaque, berimbau, caxixi, agogô e reco-reco, bem como manuseá-los e explorá-los de maneira lúdica e espontânea.
-Que os alunos consigam realizar um toque rítmico com o pandeiro dentro da cadência das musicas de acompanhamento do jogo da capoeira (nome do toque: São Bento Grande de Angola), através de aulas com seqüências didáticas especificas de ensino musical para crianças.
-Que os alunos consigam distinguir no mínimo três toques musicais utilizados no jogo da capoeira (São Bento Pequeno de Angola, São Bento Grande de Angola, Iúna).
-Que os alunos aprendam várias músicas de acompanhamento do jogo da capoeira e cantem de forma ritmada marcando o ritmo com palmas.
-Que os alunos consigam realizar movimentos diversificados ligados ao jogo da capoeira estimulando assim aspectos gerais da motricidade.
Atitudinal
-Construir com os alunos o respeito a aspectos culturais da cultura afro-brasileira, através do contato e compreensão de elementos específicos deste universo cultural.
4- Recursos a serem utilizados:
- Sala de aula, sala de informática, audiovisual, obras de arte, quadra esportiva, cordas, bolas, colchonetes, som, CDs, sucatas, instrumentos musicais, Professores convidados.
5- Metodologia de Ensino / Estratégias de ensino
- Aspectos históricos do conteúdo serão ministrados durante as semanas de aula através de contação de estórias e análise da história da escravidão no Brasil.
-Exploração de uma música por dia de aula.
-Ministrar aula (uma vez por semana) relativa ao jogo de capoeira adaptado a idade (de maneira lúdica) e relacionada a pré-requisitos necessários ao processo de alfabetização no que diz respeito à “motricidade”.
-Explorar obras de arte com temática afro-brasileira.
-Assistir vídeos de expressões culturais afro-brasileira (puxada de rede, samba de roda, maculele) utilizando o laboratório de informática.
-Integração com alunos do Projeto de Capoeira do bairro que é desenvolvido pela Associação de Capoeira Oxósse com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Panambi.
-Palestra com o Professor Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento, Mestre de Capoeira formado em Educação Física que possui experiência em relação ao ensino do jogo da capoeira e seus aspectos culturais para o público infantil.
-Socializar no Blog da escola o andamento do trabalho e atividades desenvolvidas no projeto.
-Exposição de instrumentos musicais ligados a expressão cultural jogo de capoeira.
-Exposição de fotos que relatam a história da capoeira no município de Panambi, cuja origem está relacionada ao desenvolvimento de um projeto na EMEF Rui Barbosa no ano de 1995.
-Relatos de pais de alunos e profissionais da educação que participaram das aulas de capoeira ofertadas nas escolas e academias do município de Panambi/RS.
6- Produto final
-Exposição de Instrumentos musicais e fotos.
-Apresentação de algumas músicas aprendidas.
7- Avaliação do projeto
-Será realizada através da observação sistemática da professora da turma e equipe diretiva da escola.
-Os registros serão realizados em diário de campo e também através de filmagens e fotos.
8- Bibliografia
FREEMAN, Mylo. Princesa Arabela, mimada que só ela! São Paulo: Ed. Ática, 2008.
ROCHA, Ruth. O amigo do Rei. São Paulo: Salamandra, 2009.
GOMES, L; HOLANDA, Arlene, GOMES, Clayson. Mina África: contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2009.
ZIRALDO. O Menino Marrom. São Paulo: melhoramentos, 1990.
PETTY, Kate; Brincadeiras. São Paulo: comboio de corda, 2008.
MANGE, Marilyn Diggs. Arte Brasileira para crianças. 4º edição, São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CAMPOS, Flávio et al. O jogo da História. São Paulo: Moderna, 2002.
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