sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PROJETO AFRO

PROJETO



1-      Dados de Identificação



a-      Título do Projeto: “Aprendendo com a Cultura Afro-Brasileira            ”

b-      Escola: EMEF Costa e Silva

c-      Município/Estado: Panambi, Rio Grande do Sul.

d-      Professores responsáveis: Ângela Boldt do Nascimento e Paulo do Nascimento

e-      Público Alvo: Educação Infantil

f-       Tempo previsto: dois trimestres.

g-      Ano letivo: 2011.



2-      Conteúdos



Conceituais:



-História da escravidão no Brasil;

-História da Capoeira no Brasil;

-Lendas africanas;

-Instrumentos musicais utilizados no jogo da capoeira;



Procedimentais



-Ilustração de estórias de contos africanos;

-Identificar a sequencia lógica de idéias dos contos e lendas infantis;

-Entoar cantigas com temática afro-brasileira;

-Realizar movimentos do jogo da capoeira adaptados as brincadeiras infantis;

-Experimentar/explorar/executar toques básicos utilizados no acompanhamento rítmico do jogo da capoeira e das brincadeiras infantis;

-Confecção de máscaras.





Atitudinal



-Ser capaz de brincar em grupo respeitando as regras estabelecidas com os demais colegas.

-Valorizar e respeitar aspectos culturais da cultura afro-brasileira.

-Valorizar e preservar as brincadeiras e jogos da cultura popular.





3-      Objetivos:



Conceitual

-Compreender sobre a história da escravidão no Brasil assim como as manifestações culturais surgidas deste processo histórico.

-Compreender as diversas formas de representação de mundo e da vida cotidiana contidas nos contos e lendas de origem africana, que expressam uma forma particular de entendimento e simbolização da relação do humano com a natureza.

Procedimental

-Que os alunos sejam capazes de compreender e expressar seqüência lógica de idéias contidas em contos, estórias, lendas e músicas desenvolvendo assim pré-requisitos necessários para o processo de alfabetização.

-Que os alunos consigam distinguir diferentes tipos de ritmos musicais dos instrumentos: pandeiro, atabaque, berimbau, caxixi, agogô e reco-reco, bem como manuseá-los e explorá-los de maneira lúdica e espontânea.

-Que os alunos consigam realizar um toque rítmico com o pandeiro dentro da cadência das musicas de acompanhamento do jogo da capoeira (nome do toque: São Bento Grande de Angola), através de aulas com seqüências didáticas especificas de ensino musical para crianças.

-Que os alunos consigam distinguir no mínimo três toques musicais utilizados no jogo da capoeira (São Bento Pequeno de Angola, São Bento Grande de Angola, Iúna).

-Que os alunos aprendam várias músicas de acompanhamento do jogo da capoeira e cantem de forma ritmada marcando o ritmo com palmas.

-Que os alunos consigam realizar movimentos diversificados ligados ao jogo da capoeira estimulando assim aspectos gerais da motricidade.



Atitudinal

-Construir com os alunos o respeito a aspectos culturais da cultura afro-brasileira, através do contato e compreensão de elementos específicos deste universo cultural.

      4- Recursos a serem utilizados:

            - Sala de aula, sala de informática, audiovisual, obras de arte, quadra esportiva, cordas, bolas, colchonetes, som, CDs, sucatas, instrumentos musicais, Professores convidados.

      5- Metodologia de Ensino / Estratégias de ensino

            - Aspectos históricos do conteúdo serão ministrados durante as semanas de aula através de contação de estórias e análise da história da escravidão no Brasil.

            -Exploração de uma música por dia de aula.

            -Ministrar aula (uma vez por semana) relativa ao jogo de capoeira adaptado a idade (de maneira lúdica) e relacionada a pré-requisitos necessários ao processo de alfabetização no que diz respeito à “motricidade”.

            -Explorar obras de arte com temática afro-brasileira.

             -Assistir vídeos de expressões culturais afro-brasileira (puxada de rede, samba de roda, maculele) utilizando o laboratório de informática.

            -Integração com alunos do Projeto de Capoeira do bairro que é desenvolvido pela Associação de Capoeira Oxósse com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Panambi.

            -Palestra com o Professor Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento,  Mestre de Capoeira formado em Educação Física que possui experiência  em relação ao ensino do jogo da capoeira e seus aspectos culturais para o público infantil.

            -Socializar no Blog da escola o andamento do trabalho e atividades desenvolvidas no  projeto.

            -Exposição de instrumentos musicais ligados a expressão cultural jogo de capoeira.

            -Exposição de fotos que relatam a história da capoeira no município de Panambi, cuja origem está relacionada ao desenvolvimento de um projeto na EMEF Rui Barbosa no ano de 1995.

            -Relatos de pais de alunos e profissionais da educação que participaram das aulas de capoeira ofertadas nas escolas e academias do município de Panambi/RS.

           







            6- Produto final

-Exposição de Instrumentos musicais e fotos.

-Apresentação de algumas músicas aprendidas.

        7- Avaliação do projeto

-Será realizada através da observação sistemática da professora da turma e equipe diretiva da escola.

-Os registros serão realizados em diário de campo e também através de filmagens e fotos.

8- Bibliografia

FREEMAN, Mylo. Princesa Arabela, mimada que só ela! São Paulo: Ed. Ática, 2008.

ROCHA, Ruth. O amigo do Rei. São Paulo: Salamandra, 2009.

GOMES, L; HOLANDA, Arlene, GOMES, Clayson. Mina África: contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2009.

ZIRALDO. O Menino Marrom. São Paulo: melhoramentos, 1990.

PETTY, Kate; Brincadeiras. São Paulo: comboio de corda, 2008.

MANGE, Marilyn Diggs. Arte Brasileira para crianças. 4º edição, São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CAMPOS, Flávio et al. O jogo da História. São Paulo: Moderna, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário